Muito se fala sobre a importância da manutenção da saúde animal para aumentar a longevidade, mas o papel que os pequenos elementos na nutrição podem ter nesse fator ainda é um aspecto com amplo espaço para exploração. É de conhecimento da maioria dos tutores que o correto balanço de nutrientes melhora a saúde dos animais de companhia, o que poucos deles conhecem é a influência que aditivos nutricionais podem ter na saúde de seus animais.
Ao longo dos últimos anos com o avanço da nutrição mais pesquisas têm sido realizadas para encontrar produtos alimentares que melhorem e prolonguem o tempo dos nossos companheiros conosco. Nesse contexto, a zeólita do tipo Clinoptilolita se mostrou importante na conservação da saúde e tratamento auxiliar de diversas doenças. Devido a sua estrutura cristalina porosa e sua alta capacidade de troca iônica, a zeólita é capaz de adsorver diversos compostos potencialmente maléficos à saúde animal. Muito além dos conhecidos efeitos de adsorção de micotoxinas, redução da água no trato digestivo e diminuição do odor fecal dos nossos pets, estudos demonstram que o consumo de clinoptilolita pode prolongar e melhorar a qualidade de vida dos animais. Por não ser digerida durante o trato, seus efeitos estão ligados a modulação da microbiota intestinal e seus produtos, promovendo alguns efeitos positivos como antioxidante e podendo ter resultado antiviral (Papaioannou et al., 2004).
Pavelić et al. (2001) utilizando clinoptilolita para tratar diversos tipos de tumores em cães observaram uma melhora no status geral de saúde, prolongação da vida e diminuição do tamanho dos tumores, especialmente em casos de câncer de pele. De forma semelhante, Bedrica et al. (2007) também observaram diminuição em dois terços do diâmetro de tumores mamários de cadelas e filhotes (Cocker Spaniel) e até desaparecimento quando esses apresentavam diâmetro menor que 20mm. Além disso, a clinoptilolita também se mostrou eficiente na recuperação e completa cicatrização de cães com queimaduras severas (Bedrica et al., 2003).
Estudos em outras espécies também demonstram potencial do uso da clinoptilolita como protetores da mucosa intestinal e imunoestimulador (Pelegrini et al., 2009). Prasai et al. (2017) avaliando a suplementação de zeólita na dieta de frangos de corte observaram redução significativa da concentração de bactérias patogênicas no intestino dos animais, inclusive bactérias dos grupos Escherichia e Salmonella, conhecidos causadores de doenças. Em outro estudo, Prasai et al. (2016) também encontraram que apenas frangos que não recebiam clinoptilolita tinham em seus intestinos bactérias dos gêneros Clostridium e Bacteroides, outros dois famosos gêneros de bactérias causadoras de doenças em animais e humanos.
Com tantas evidências fica óbvia a necessidade de adicionar um produto alimentar que não interfira no balanço de nutrientes necessários para uma boa alimentação. Por ser um aditivo 100% natural composto por zeólita do tipo clinoptilolita, Celpec se apresenta como a solução para promover a melhora de saúde na nutrição animal.