Caulim

Caulim é um tipo de argila branca utilizado desde o Império Chinês. Seu nome provém da montanha Kao-ling, da qual foi extraído por séculos. Naquela época, foi utilizado para fabricar diversos tipos de manufaturas, além de porcelana, papel, borracha e tintas.

Quando levado para Europa, seu uso foi ainda mais difundido. Descobriu-se que, quando misturado com água e posto sobre pressão, ele se torna plástico. Por seu grande potencial comercial, minas na França, Inglaterra, Alemanha, República Checa e Estados Unidos começaram a ser exploradas.

Atualmente, Caulim é um ingrediente importante na produção de tintas, plásticos, cosméticos, cerâmica e muitos outros produtos onde pequenas partículas, brancura, inércia química e absorção são valores desejados.

Talco

Talco é um mineral pertencente ao grupo dos filossicatos e sua fórmula contém silício e oxigênio. Dentre suas características estão a alta resistência ao choque térmico, leveza, baixo teor de umidade, alto poder de absorção de óleo e graxa, baixa condutividade térmica e elétrica e inércia química. Por isso ele pode ser utilizado em remédios, cerâmica, tintas e, principalmente, na indústria de construção civil e na siderurgia.

Uma curiosidade é que o talco também pode ser utilizado para fins artísticos. O famoso artista mineiro Aleijadinho esculpiu importantes obras na chamada “pedra-sabão”, uma rocha constituída quase inteiramente de talco que pode ser encontrada em cores que vão do cinza ao verde.

Dúvidas Frequentes

O que são Soluções Minerais?

São produtos minerais desenvolvidos para entregar funcionalidades para cada aplicação que se destina, podem inclusive ser formulados com mais de um mineral, com o objetivo de entregar a máxima performance.

O que é Caulim?

Caulim é uma rocha formada por um grupo de silicatos hidratados de alumínio,    principalmente caulinita e haloisita, com composição química predominante Al2O3.2SiO2.2H2O

O que é Caulim Calcinado?

O caulim de calcinação completa é obtido quando o tratamento térmico ocorre entre 1000 e 1050ºC. Nessa temperatura, a caulinita é transformada em uma mistura de mulita, cristobalita e sílica-alumina. Quando a calcinação se dá em temperaturas entre 650 e 700ºC (caulim parcialmente calcinado), há a remoção quase que total de grupos de hidroxilas estruturais e água na forma de vapor, produzindo um caulim com uma melhor resistência e opacidade.

Quais as principais aplicações do Caulim?

O uso do Caulim é amplamente utilizado nos mercados de Tintas, Plásticos, Borrachas, Papel, Cosméticos, Agricultura, Cerâmicas, entre outros segmentos.

O que é Talco?

Talco é um mineral filossilicato, com composição química Mg3.Si4.O10(OH)2.

Quais as principais aplicações do Talco?

Talco são utilizados em muitas aplicações, as mais significativas são; Celulose, Plásticos, Borrachas, Tintas, Alimentos, Cosméticos, entre alguns outros.

Caulins e Talcos são produtos perigosos?

Esses dois minerais são produtos naturais, inertes e atóxicos, quando manuseados, seguindo todas as instruções de uso e boas práticas, não apresentam qualquer risco para a saúde humana e meio ambiente, para melhor informação, consulte as fichas de segurança dos produtos.

Alguma pergunta?